Ads 468x60px

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resenha: Era uma vez minha primeira vez - Thalita Rebouças



Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 168
Ano: 2011
Sinopse: Seis amigas muito amigas com seis histórias diferentes sobre um tema em comum (e comum em várias rodinhas de amigas muito amigas): a primeira vez.
   Diz a sabedoria popular que a primeira vez a gente nunca esquece. E não é que é verdade? Quem não se lembra da primeira vez numa bicicleta sem rodinhas, do primeiro dia numa escola nova, da primeira bronca, da primeira nota baixa, do primeiro toco, do primeiro beijo? E do beijo que virou outro beijo que virou outro beijo que virou... sexo? Taí uma primeira vez mais que especial, que faz pensar, sonhar, ruborizar, às vezes. Mas não se engane: o sexo é apenas o tema que permeia as histórias contadas aqui, você não vai encontrar um manual, dicas, ou pílulas de autoajuda... Isso tem aos montes por aí. Neste livro estão as emoções, os sentimentos de seis meninas, com idades entre 16 e 19 anos, antes e depois do momento em que deixaram de ser virgens.
 Teresa, Clara, Fernanda, Tuca, Patty e Joana, apesar de serem amigas de infância e morarem no mesmo condomínio, pensam de formas diferentes sobre a primeira vez, têm dúvidas, medos, angústias e anseios diferentes e, claro, têm primeiras vezes muito diferentes. Memoráveis, esquecíveis, boas, horrorosas... Só lendo pra saber. Só lendo para, quem sabe?, se identificar.

  Esse livro, como já foi dito na sinopse, é narrado por seis amigas - Teresa, Clara, Fernanda, Tuca, Patty e Joana - sobre um assunto que sugere uma pré opinião do que o livro realmente é.

   "O encontro das amigas, que se conheciam desde pequenas, não se deu num bar ou na casa de uma delas, como era de costume. A reunião feminina aconteceu numa festa infantil. Sim, numa festa infantil."
 
  Nessa festa infantil - festa de aniversário do filho de Joana - que tudo começa, ou melhor, que todas as histórias das meninas começam a serem contadas e compartilhadas conosco. No decorrer dos capítulos, podemos perceber que a primeira vez das meninas acontecem de formas extremamente diferentes, mas mesmo assim não foram esquecidas.
  O título do livro nos traz a ideia de que fala totalmente sobre sexo, mas é aí que o livro nos surpreende, o livro fala muito mais das emoções, o que incomodava as meninas, o que impedia elas de transar com os namorados mesmo os amando muito, e do ponto de vista de uma delas até os pros e contras de ser e não ser virgem. Tambem podemos observar o jeito que é tratado com os pais, a aceitação deles, e o jeito que é contado para as amigas.
  Bom, para finalizar,uma outra observação que eu fiz do livro foi que mesmo elas serem tão amigas, essas meninas tinham pensamentos e experiencias diferentes, algumas construtivas, algumas experiencias julgadas até como desnecessárias, mas foram únicas. 

É isso gente, espero que gostem, e quando puderem, leiam esse livro, eu recomendo muuuuuuuuuuuuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário